O que é VoIP?

Índice

VoIP nos últimos anos teve um crescimento muito grande, com a adesão das grandes operadoras de telefonia para entrega de serviços com redução de custos significativos, tando para comercialização como para o consumidor final, mas a final o que é VoIP?

Na integra, o VoIP é Voice over Internet Protocol, ou seja, Voz sobre IP.

Com o VoIP é possível converter o em sinal digital e permitindo fazer e receber chamadas telefônicas, utilizando novos dispositivos de comunicação, por exemplo:

  • Computadores
  • Tablets
  • Celulares com softphone.

Também conhecido como telefonia IP, o VoIp proporcionou mudanças de comportamento, pois agora é possível atender uma chamada telefônica de qualquer lugar.

Os principais softwares de comunicação utilizam o VoIP tais como: WhatsApp e Skype, além da comunicação de voz, é possível também chamadas de vídeo, tornado o VoIP ainda mais poderoso.

Quais são as principais vantagens?

As empresas que implantam o VoIP em suas operações conseguem vantagens competitivas em suas operações, tornando o ROI positivo e sustentável.

As principais vantagens do VoIP são:

  1. Mobilidade: Com o VoIP agora é possível ter acesso a telefonia da sua empresa de qualquer lugar e de qualquer dispositivo, equipe que tiveram a necessidade de migrar para Home Office continuaram recebendo e fazendo ligações.
  2. Controle Operacional: Os administradores de telefonia, tiveram ganhos significativos na gestão operacional com a telefonia VoIP, podendo ter previsibilidade financeira e escalabilidade.
  3. Oferta de Mercado: O VoIP contribuiu muito na oferta no mercado nacional de telefonia, tornando a tecnologia muito mais acessível para todos os segmentos os seguimentos.
  4. Banda de Internet: Os administradores de telefonia conseguem dividir o tráfego da banda de internet para voz e dados, existem equipamentos que gerenciam com eficácia.
  5. Aplicação do VoIP: Esta tecnologia está presente em várias soluções de telefonia disponível no mercado, com flexibilidade de contratação e para empresas de todos os portes.
    1. SIP Trunk
    2. PABX Virtual
    3. Contact Center
    4. Omnichanel
  6. Segurança: Todas as chamadas utilizando VoIP seguem algumas regras de segurança, a principal é a criptografia de ponta a ponta durante a chamada.
  7. Integrações: VoIP aplicadas nas tecnologias descritas no item 5, possibilita a integração com diversas plataformas, um exemplo muito utilizado é a integração com CRM para vendas. o Omnichanel é um exemplo clássico, pois além do CRM, consegue integração com redes sociais, WhatsApp, SMS e Chat.
  8. Interligações entre Matriz e Filiais: Com o VoIP é possível conectar matriz e filiais de forma simples, e com isso vem a redução de custos, pois a ligação entre ramais é gratuita, pode ser gravada e com gestão unificada.

Considerações

Agora que você entendeu o que é o VoIP, seus benefícios e onde está aplicado essa tecnologia, podemos falar agora sobre como contratar a telefonia IP para a sua empresa, esclarecendo qualquer dúvida com o nosso time de consultores.

PABX-Cloud

Assine a nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre Telefonia IP.

Compartilhe com seus amigos e colegas

Deixe o seu comentário